News & Links

Terapêutica com Ra-223

  Julho 2014

 

Terapêutica com 223Ra-Dicloreto (Xofigo®) para metástases ósseas

 

Diana Dantas(1) (2), Bruno Martins(1) (2), Ana Canudo(1) (2), Sandra Chaves(1) (2), Vanessa Santos(1) (2), Bárbara Freitas(1) (2), Rui Parafita(1) (2), Carla Oliveira(2), Joana Castanheira(2),  Durval C. Costa(2)

 

(1) Mercurius Health, SA, Portugal, (2) Champalimaud Centre for the Unknown, Lisboa, Portugal

 

O 223Ra-Dicloreto, comercialmente conhecido por Xofigo®, é indicado para a terapêutica de metástases ósseas sintomáticas de Carcinoma da Próstata, resistente à castração e sem metástases viscerais conhecidas.

 

Este radiofármaco é um análogo do cálcio, sendo a sua captação diferenciada nos locais de maior síntese óssea, como é o caso das metástases ósseas. É um emissor alfa com semi-desintegração de 11,4 dias e de energia média de emissão de 5,72MeV e energia máxima de 5,82MeV.

 

Durante a sua cadeia de decaimento, são libertadas 4 partículas alfa (a) e 2 partículas beta menos (b-), é ainda libertada energia em sob a forma de radiação gama (g) e radiação X, sendo as energias mais prováveis as de 154keV, 270keV, 351keV e 405keV, o que possibilita a realização de imagem numa câmara-gama.

 

As partículas alfa têm um alcance de apenas 100μm (< 10 diâmetros celulares), o que reduz os danos nos tecidos circundantes saudáveis. A elevada transferência linear de energia (LET) destas partículas proporciona uma maior frequência de quebras duplas do ADN, produzindo maior efeito biológico.

 

No serviço de Medicina Nuclear-Radiofarmacologia da Champalimaud Centre for the Unknown, foram identificados 2 pacientes com metástases sintomáticas de Carcinoma da próstata, que preenchiam os critérios para realização da terapêutica.

 

O plano terapêutico consiste em 6 administrações de Xofigo®, a cada 4 semanas. O radiofármaco é administrado aos pacientes (50kBq/kg), sendo obtidas imagens de corpo inteiro aos 10min, 60min, 24h e 8 dias. Estas são obtidas a uma velocidade de varrimento de 4cm/min, com o colimador MEGP, matriz de 512x1024, utilizando-se a soma dos picos energéticos com janela de 20%.

 

Anteriormente a cada administração, é fundamental a realização de um hemograma para verificação da contagem absoluta de neutrófilos, contagem de plaquetas e valor de hemoglobina, uma vez que o principal efeito secundário desta terapêutica é a diminuição de células sanguíneas.

 

Até ao momento, já foram realizadas 3 administrações de Xofigo® não sendo reportados quaisquer efeitos secundários e com melhorias significativas referidas pelos pacientes. Através da análise das imagens de corpo inteiro foi possível comprovar o aumento de captação do radiofármaco nos locais de metastização óssea, tendo como base de comparação cintigrafias ósseas prévias.

 


Mercurius Health © 2014 | Powered by Bluesoft